Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia segunda-feira (23) em Pato Branco
22/03/2020 19:38 em Novidades

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que neste ano foi antecipada devido ao Coronavírus  (Covid-19). A campanha, que segue até o dia 22 de maio, será realizada em três etapas, contemplando grupos prioritários distintos: o primeiro a receber vacina serão os idosos (60 anos ou mais) e, os trabalhadores da área da saúde.

 

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim. Os moradores das comunidades rurais podem buscar atendimento na UBS mais próxima de sua residência. É necessária a apresentação da carteirinha de vacinação e carteira do SUS, no momento da imunização. Na Sala de Vacinas, junto à UBS Central, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço. Nas UBS dos bairros e na unidade de São Roque do Chopim, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h45, para esta primeira etapa.

 

De acordo com os dados disponibilizados pelo Estado do Paraná, Pato Branco tem 2.946 trabalhadores de saúde e 7.452 idosos que devem ser vacinados nesta primeira etapa, sendo que a meta é imunizar 90% dos grupos elegíveis. A coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elys Regina Albani, explica que, o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao Covid-19 e em virtude da confirmação de casos no país, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus.

 

“Queremos proteger a população contra a Influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas desta doença são semelhantes aos do Covid-19 e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de Influenza na população”, salienta.

 

Segundo Elys, cada Unidade de Saúde pensou no melhor espaço para que os idosos não precisem entrar no local, aglomerando-se junto aos demais usuários, e inclusive, algumas Unidades farão a imunização em outros locais do bairro. “A vacina contra a gripe é segura e eficaz, no entanto, outras medidas de prevenção são fundamentais: é necessário realizar a higienização das mãos, com uso do álcool gel, bem como, manter os ambientes ventilados e cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. Solicitamos também cuidado, por parte dos idosos, para que evitem aglomerações e sigam todas as orientações dos profissionais das Unidades”, ressalta.

 

Etapas

A segunda etapa da vacinação contra a Influenza inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira fase começa no dia 9 de maio, quando também será realizado o “Dia D” e, abrangerá crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

 

A doença

A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.

COMENTÁRIOS