Governo fecha o mês de fevereiro com as contas no vermelho, mas o resultado primário do bimestre é positivo
31/03/2020 07:20 em Novidades

O rombo nas contas do Governo Central cresceu em fevereiro. Dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional velam que o déficit primário foi de 25 bilhões, 857 milhões de reais no segundo mês do ano.

 

É o maior resultado negativo para fevereiro desde de 2017 e representa uma dívida de mais de 7 bilhões e 600 milhões de reais a mais, na comparação com fevereiro do ano passado. Entram na conta do resultado primário as receitas e despesas do Tesouro Nacional, da Previdência Social e do Banco Central. Os gastos com juros não são considerados.

 

Ainda segundo os números da Secretaria do Tesouro Nacional, no acumulado do ano, o governo central registra um superávit de 18 bilhões, 275 milhões. Ou seja, as contas terminaram o primeiro bimestre de 2020 no azul.

 

Em janeiro, a arrecadação do Governo Central foi maior do que as despesas e o resultado primário ficaram positivos em pouco mais de 44 bilhões de reais. Importante lembrar que o governo tinha como meta de resultado primário para 2020 um déficit de até 124 bilhões de 100 milhões de reais.

 

No entanto, o governo está autorizado a descumprir essa meta fiscal, em razão do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil e o rombo ao fim do ano deve ser maior que isso.

COMENTÁRIOS