Estiagem reduz vazão de rio e oferece risco para o abastecimento em Palmas
28/04/2020 06:55 em Novidades
A falta de chuvas regulares neste início de ano tem provocado a redução da vazão de água em mananciais de abastecimento superficiais e subterrâneos em todo o Paraná. Os impactos da escassez interferem nas atividades econômicas e, principalmente, nos sistemas de abastecimento dos municípios. A cidade de Palmas é uma das que apresenta maior risco para o fornecimento de água.
 
A captação de água do Rio Caldeiras teve queda de 20% em razão da diminuição do nível do rio. A Sanepar tem adotado medidas operacionais para garantir a continuidade do abastecimento para toda a população, porém é necessário que todos colaborem, reduzindo o consumo de água. A situação está bem crítica e não há previsão de chuvas regulares e significativas, que poderiam aumentar a vazão dos mananciais. De acordo com os dados meteorológicos esta é a pior estiagem dos últimos 50 anos no Paraná.
 
Uso consciente - No momento, é imprescindível que todos adotem hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.
 
Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita.
COMENTÁRIOS