Exames para Covid-19. Onde e quando fazer?
28/04/2020 08:48 em Novidades

O cenário de incertezas provocado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19) tem trazido os mais diversos questionamentos à população, entre eles, o interesse em saber se é portador do vírus que registrou seu primeiro caso no Brasil em 26 de fevereiro; no Paraná em 12 de março e em Pato Branco no dia 21 de março.

 

Conforme a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, Franciele Palavicini, no Sistema Único de Saúde (SUS), o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preconiza a coleta somente para pacientes hospitalizados e nas unidades sentinela de síndrome gripal, no caso de Pato Branco, representada pela UPA 24h, que realiza amostragem de 5 coletas (swab nasofaringe) semanais de sintomáticos respiratórios para pesquisa de todos os vírus circulantes no município, não somente para Covid-19.

 

As amostras são encaminhadas diariamente ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). O resultado fica pronto, em média, em quatro dias. Para o diagnóstico é disponibilizado o exame PCR (Polymerase Chain Reaction, em português, Reação em cadeia da polimerase) que pesquisa o vírus através de secreção nasal e da garganta.

 

Já em laboratórios particulares, há dois tipos de exames disponíveis para detectar o Covid-19: o PCR (amostra de secreção), ideal para identificar se o paciente está com o vírus no momento e, o teste rápido (coleta de sangue) que identifica anticorpos, recomendado para pacientes que apresentem sintomas já há mais de sete dias.  O resultado do PCR demora entre dois a sete dias e o teste rápido fica pronto no mesmo dia.

 

Segundo o gerente técnico de um laboratório, Jardel Cristiano Bordignon, qualquer pessoa que esteja com sintomas de Covid-19 ou que tenha estado com alguém que tenha o vírus, pode fazer a coleta para PCR, desde que apresente requisição médica, bem como para o teste rápido, desde que a coleta seja feita no período preconizado pelo laboratório executante.

 

Ambos os exames são recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, integra o sistema de notificação da Secretaria do Estado do Paraná apenas os exames de PCR, tanto realizados pelo SUS quanto pelos laboratórios particulares. Tanto a Rede Pública como os laboratórios cadastrados no Lacen devem fazer o registro no sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) da Sesa.

COMENTÁRIOS