Aeroporto de Pato Branco tem contribuído para combater o Coronavírus na região
01/05/2020 08:17 em Novidades

O Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso – Aeroporto de Pato Branco tem tido um papel fundamental neste momento de enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Mesmo não tendo voos regulares comerciais, o aeroporto recebe diariamente, desde o dia 24 de março, aeronaves do Governo do Estado do Paraná que transportam amostras coletadas de Covid-19 para testes até Curitiba e são levados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), agilizando o resultado dos exames.

 

O chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, explica que as coletas são de pacientes suspeitos de Covid-19 das unidades sentinelas e/ou aqueles internados em unidade hospitalar dos 15 municípios que integram a Regional de Saúde. A aeronave sai de Cascavel, chega ao aeroporto de Pato Branco por volta das 8h, vai para Guarapuava e retorna para Cascavel. Já outro avião de maior porte faz a coleta em outras cidades, passa em Guarapuava, recolhe as amostras e vai para Curitiba. A aeronave do Governo do Estado também traz, quando necessário, doses da vacina contra a Influeza.

 

O Aeroporto de Pato Branco recebe ainda, em média, duas aeronaves de aeromédicos por dia, com pacientes doentes que vem, de outros municípios, para Pato Branco e que saem de Pato Branco para outros locais. Além disso, são realizados cerca de cinco voos executivos, diariamente, com profissionais e empresários dos mais diversos segmentos.

 

A superintendente do aeroporto, Vandirlei Lira da Cruz, ressalta que mesmo sem os voos comerciais, o Aeroporto de Pato Branco tem reafirmado sua importância no contexto atual que se vive. Ela lembra que, recentemente, o aeroporto recebeu a Certificação definitiva pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e atende todas as normativas administrativas, operacionais e de segurança dos órgãos fiscalizadores.

 

“O Aeroporto de Pato Branco está cumprindo um papel social importante e prestando um serviço de qualidade a toda a população. Além de agilizar a entrega dos exames de Covid-19, é uma opção de transporte mais rápida e segura para pacientes doentes, bem como para os profissionais que precisam trabalhar e dependem da aviação”, salienta Vandirlei.

 

Reestruturação do aeroporto

Assim que terminar a pandemia, a reestruturação do aeroporto terá continuidade. O projeto de melhorias, que já iniciou, contempla um novo pátio de aeronave; pista de rolamento para ligação entre pista de pouso/decolagem e pátio de aeronaves; cercamento da área operacional do aeroporto; estacionamento de veículos; novo terminal de passageiros; áreas de circulação, além da ampliação da largura de toda a pista, de 30 metros para 45m.

COMENTÁRIOS