Pato Branco determina que empresas notifiquem sobre funcionários com sintomas respiratórios
18/05/2020 06:47 em Novidades

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a partir da próxima semana, as empresas em geral deverão notificar à Vigilância Sanitária Municipal sobre os colaboradores afastados por sintomas respiratórios. O objetivo é efetivar o controle da fiscalização ao comércio e monitorar possíveis casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19) em Pato Branco.

 

Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Cirlei dos Santos, todo colaborador que apresentar sintomas gripais com início agudo, como febre ou sensação febril, acompanhado de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, deverá ser afastado das atividades laborais por 14 dias, a contar do início dos sintomas, e o estabelecimento deverá notificar à Vigilância Epidemiológica.

 

“O colaborador deverá ser orientado a permanecer em isolamento domiciliar e será monitorado a cada 48 horas pela central de acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde. Caso algum colaborador seja testado positivo para COVID-19, todos os seus contatos deverão ser afastados e orientados a manter o isolamento domiciliar por sete dias se não apresentarem sintomas respiratórios e, se apresentarem sintomas, o isolamento deverá ser por 14 dias e realizada a notificação”, explicou Cirlei.

 

A ficha de notificação de colaborador sintomático será disponibilizada para as empresas em geral de Pato Branco, que deverão enviar diariamente para Vigilância Epidemiológica no e-mail: epidemio@patobranco.pr.gov.br. “É mais uma estratégia que encontramos para inibir a proliferação do vírus em nosso município. Contamos com a colaboração dos empresários e de seus colaboradores para que não tenhamos novos casos de COVID-19 em Pato Branco. A contribuição de todos é muito importante”, salientou a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária.

 

Para acesso à ficha de notificação, que está no anexo, acesse o site do Município Pato Branco. Mais informações pelos telefones: 3902-1265 ou 3902-1266.

COMENTÁRIOS