Apesar da oportunidade de “drive thru”, Campanha Nacional contra a Influenza tem baixa adesão em Pato Branco
Novidades
Publicado em 25/06/2020

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), realizou na segunda e terça-feira (22 e 23), na rua Goianases, junto à Feira do Produtor, o “Drive thru”, para intensificar a cobertura vacinal contra a Influenza, ocasião em que foram imunizadas 240 pessoas: 33 crianças, 4 gestantes, 13 trabalhadores de saúde, 2 profissionais das forças de salvamento e segurança, 44 adultos de 55-59 anos, 1 portador de deficiência, 19 pacientes crônicos, 71 professores, 40 idosos, 9 motoristas do transporte coletivo e 4 caminhoneiros.

 

Conforme a enfermeira Emanoeli Agnes Stein, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, o Drive Thru permitiu melhorar a cobertura vacinal e possibilitou que muitas pessoas pudessem acessar facilmente o serviço, no entanto, esperava-se maior procura por parte da população. “Houve muitos relatos positivos em relação à estratégia, principalmente por ser rápido e acessível a todos. Embora não tivemos a adesão esperada por outros grupos, como gestantes e puérperas, conseguimos atingir a cobertura vacinal dos professores, o que é relevante”, afirmou.

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra no dia 30 de junho, e continua sendo realizada Sala de Vacina da Unidade Central, das 7h às 17h; e em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30; UBS São João, das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h; UBS São Caetano, na 1ª e 3ª quarta-feira do mês, das 14h às 16h; UBS Sede Dom Carlos, todas as terças-feiras das 14h às 16h e UBS Sede Gavião, todas as quintas-feiras, das 14h às 16h.

 

Emanoeli ressaltou que ainda é necessário imunizar aproximadamente 4 mil pessoas, para atingir a cobertura de, no mínimo, 90% de todos os grupos prioritários da população estimada em Pato Branco que é de 24.580. “A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e que se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e levar a morte, por isso, convocamos todas as pessoas que ainda não se vacinaram que aproveitem esses últimos dias e procurem uma Unidade de Saúde”, salientou.

 

 

Documentos necessários para vacinação

·Crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias

(Carteira de vacinação)

 

·Idosos

(Documento de identificação, carteira de vacinação)

 

·Gestantes em qualquer idade gestacional

(Carteira de gestante ou outro documento que comprove gravidez)

 

·Puérperas (até 45 dias do pós-parto)

(Certidão ou declaração da criança, carteira de vacinação, se tiver

 

 ·Adultos de 55-59 anos

(Documento pessoal, carteira de vacinação, se tiver

 

 ·Professores de escolas públicas e privadas

(Declaração do professor, com descrição dos dados pessoais e assinatura do coordenador ou diretor da escola)

 

 ·Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo (exceto motoristas de aplicativos e taxistas)

(Carteira de Habilitação C, contrato de trabalho ou crachá que comprove o exercício da função, carteira de vacinação, se tiver

 

·Pacientes com comorbidades (crônicos)

(Documento que comprove a doença (exame, receita médica, declaração do médico), carteira de vacinação, se tiver

 

 ·Trabalhadores da Saúde: carteira do registro profissional, crachá ou declaração da empresa

(Carteira de vacinação, se tiver

 

·Portadores de deficiências

(Laudo ou declaração médica, comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência, carteira de vacinação, se tiver

 

·Profissionais das forças de salvamento e segurança

(Distintivo de identificação, crachá, carteira de vacinação, se tiver)

Comentários