Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos será lançado em outubro
02/09/2020 06:47 em Novidades

O Câmpus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançará edital de seleção para o Programa de Pós-graduação: Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) no mês de outubro.

De acordo com a coordenadora do programa, professora doutora Marina Leite Mitterer Daltoé, a previsão é de que sejam disponibilizadas 22 vagas, em três linhas de pesquisas: Desenvolvimento e Processamento de Materiais, Processos Biotecnológicos e Tecnologia do Processamento de Alimentos.

Marina revelou que o edital de seleção deve permanecer aberto do dia 1º de outubro até 6 de novembro e que o ingresso dos aprovados deve ocorrer em fevereiro de 2021.

MATERIAIS

Sobre a linha de pesquisa “Desenvolvimento e Processamento de Materiais” a professora explicou que prioriza estudos sobre a obtenção, caracterização, aplicações e estudos das relações estrutura e propriedades em materiais poliméricos, cimentícios, compósitos, cerâmicas eletrônicas, nanomateriais, catalisadores e compostos de intercalação e inclusão.

BIOTECNOLOGIA

Já a linha de pesquisa “Processos Biotecnológicos” prioriza estudos em microbiologia aplicada e processos biotecnológicos; bioprodução e caracterização de moléculas de interesse; estudos de identificação e avaliação da atividade biológica de compostos presentes em produtos naturais; aproveitamento de subprodutos agroindustriais e bioprocessos ambientais.

ALIMENTOS

Também há a linha de pesquisa “Tecnologia do Processamento de Alimentos” que prioriza estudos sobre a composição química de matérias-primas e alimentos. Também trabalha na identificação e quantificação de agroquímicos, pesticidas e antibióticos em alimentos; desenvolvimento de novos produtos; caraterização sensorial e estudos com consumidores; identificação e avaliação de compostos bioativos em alimentos e suas aplicações.


ORIENTAÇÃO

A coordenadora do programa de mestrado contou que no curso são orientados profissionais de diversas áreas, como químicos, engenheiros químicos, engenheiros de alimentos, tecnólogos em alimentos, farmacêuticos, nutricionistas, veterinários, engenheiros agrônomos, entre outros.

Ela destacou também que o programa conta com parcerias internacionais com país como Portugal, França e Noruega, entre outros.

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS