Crise faz brasileiro adiar compra do carro novo
08/09/2020 08:17 em Novidades

Setor automotivo começa a se recuperar do tombo provocado pela pandemia, mas situação continua bem longe do ideal. Em agosto, as vendas de veículos novos chegaram a 183 mil unidades, alta de cinco por cento, na comparação com julho. Uma vez que as atividades econômicas têm sido retomadas aos poucos.

Porém, quando se compara com as 243 mil unidades de agosto do ano passado, houve uma queda de 24 por cento. No acumulado de janeiro pra cá, o setor perdeu três meses de vendas. Como explica o presidente da Anfavea, entidade que reúne os fabricantes, Luiz Carlos Moraes.

 

Quando se analisa o desempenho da indústria, foram produzidos 211 mil veículos em agosto. 23 por cento a mais que em julho, mas 22 por cento menos que no mesmo mês do ano passado. Luiz Carlos Moraes destaca, ainda, que a produção caiu quase que pela metade, no acumulado de 2020.

 

A produção de veículos caiu mais que as vendas entre outras coisas porque as exportações também despencaram. O presidente da Anfavea destaca que o mercado deve encolher no mundo todo. E pede apoio do Governo, uma vez que impostos e a burocracia, por exemplo, fazem com que fique muito mais difícil para o veículo brasileiro competir lá fora.

 

Esse cenário gera preocupação, por exemplo, quando ao emprego, no setor. A indústria automotiva somava 128 mil funcionários um ano atrás. Hoje, são 122 mil.

COMENTÁRIOS