Jornada e salários reduzidos devem ser liberados por mais dois meses, até dezembro
01/10/2020 06:57 em Novidades

Acordos de suspensão de jornada ou redução de salário serão estendidos por mais dois meses. O governo deve autorizar a prorrogação da medida pelos próximos dois meses, finalizando oito meses de alteração no ritmo de trabalho.

 

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi um programa bem-sucedido, daí o motivo da prorrogação. A medida foi adotada no início da pandemia de Covid-19, em 1º de abril, para evitar demissões em massa.

 

Tinha validade de até dois meses para contratos suspensos e três meses para redução da jornada em até 25% do tempo de trabalho. Em julho, o governo estendeu o prazo por mais dois meses. E em agosto, nova prorrogação ampliava a validade dos acordos por até seis meses.

 

Dezembro passa a ser a data limite, mesmo que os acertos entre empregados e empregadores não tenham completado os oito meses de vigência permitidos. Dados do governo apontam que um milhão e 400 mil empresas formalizaram 18 milhões e 400 mil acordos salariais.

 

Já o número de trabalhadores impactados pela medida atingiu nove milhões e 700 pessoas – algumas que tiveram mais de um ajuste na jornada. 

COMENTÁRIOS