Contratação de trabalhadores temporários quase dobra, durante a crise
12/10/2020 07:03 em Novidades

Trabalho temporário pode ser a salvação, pelo menos por enquanto, de quem perdeu o emprego por conta a crise. A modalidade está em alta e, só no mês de agosto, foram preenchidas quase 200 mil vagas, em todo o País. Praticamente o dobro do total de contratações registradas no mesmo período do ano passado, informa a associação brasileira do setor, a Asserttem.

 

O crescimento em 2020 vem de alguns meses e se deve exatamente à crise do coronavírus. Muita empresa, num primeiro momento, demitiu funcionários, quando fechou as portas por conta da quarentena. E, quando o negócio foi reaberto, preferiu contratar profissionais temporários, já que muita gente ainda não sabe o que vai acontecer no futuro.

 

Tem, ainda, aqueles setores que, de certa forma, do ponto de vista econômico, se deram bem com a crise. Por exemplo, o de logística, sem falar em alguns negócios na área da alimentação. Eles foram beneficiados com o aumento da demanda por entregas, por conta das compras pela internet, entre outras coisas, e pelo serviço de delivery.

 

Especialistas destacam, ainda, que alguns temporários foram acionados para preencher as vagas de profissionais que tiveram que se afastar, por licença médica ou por serem do grupo de risco da Covid. Inicialmente, um contrato temporário pode valer por até seis meses, com possibilidade, em alguns casos, de prorrogação por mais três.

 

Para a empresa, uma das vantagens é que ela fica livre de certas despesas previstas na CLT. Já para o funcionário temporário, quando ele é desligado, não tem direito, por exemplo, à multa do FGTS, e nem pode pedir o seguro-desemprego.

COMENTÁRIOS