Município pede à população que cumpra termo de isolamento
15/10/2020 06:52 em Novidades

Em entrevista coletiva, o prefeito Augustinho Zucchi destacou a preocupação do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus em relação a algumas pessoas que não têm cumprido o termo de isolamento.

“Há um problema, que tem se agravado ao longo dos dias em Pato Branco: pessoas, que assinam o termo de isolamento, mas que não o estão cumprindo. Essas situações foram encaminhadas ao Ministério Público. Pode ter certeza que a Justiça vai determinar multa pesada com relação a isso e processo a responder”, declarou.

Zucchi solicita à população que não faça isso. “O setor de Epidemiologia e Vigilância Sanitária evidenciou que, nos últimos dias, isso tem ocorrido de forma crescente, com pessoas que deveriam estar em casa. Inclusive pessoas que foram para uma cachoeira e estavam todos em isolamento. Isso é lamentável”.

Uso de máscara

Outro ponto destacado pelo prefeito de Pato Branco, durante a coletiva de imprensa, é que na reunião, realizada semanalmente, ficou definido que o Município [por meio da Secretaria de Comunicação] irá desenvolver uma campanha, com o objetivo de conscientizar a população que está deixando de utilizar as máscaras. “Até citei um exemplo na reunião. Alguém conhece algum caixa de supermercado que foi infectado pela covid-19? É difícil, porque eles têm o cuidado todo especial. Existe alguém que tenha mais contato com a população do que esse profissional? É difícil, porque esses profissionais atendem milhares de pessoas”.

Ele acrescenta: “Mas por que eles não foram infectados, na sua grande maioria? Porque se cuidam, porque funciona a máscara, porque funciona o álcool em gel. Por isso, é o que pedimos: não vamos deixar de usar a máscara e o álcool em gel, não vamos relaxar com essa situação. Por quê? Porque pode ter aumento de casos, como já vimos nessa semana. E se formos ver, tem muita gente andando sem máscara”.

Cadeia pública

Também, durante a coletiva de imprensa, foi mencionado sobre a carceragem da cadeia pública de Pato Branco, que continua interditada após mais de 40 presos testarem positivo para o coronavírus.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, houve uma reunião na última sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Pato Branco, com representantes da regional do Departamento Penitenciário (Depen), de Francisco Beltrão. “Nós mantivemos interditado o local em função da documentação. Até não tivemos mais nenhum caso confirmado; o surto em si foi controlado, mas nós precisamos das documentações. Então a Vigilância Sanitária manteve a interdição até que tudo isso seja resolvido, para que possamos desinterditar”.

Eventos

Márcia, na ocasião, falou ainda sobre a realização de eventos no município, que podem ser feitos somente mediante autorização. “Independentemente de ser em um espaço de casa, de clube, de salão, enfim, até dos próprios condomínios, todos precisam de autorização, a fim de que seja determinado, dentro de cada espaço, o quantitativo de pessoas a serem colocadas”.

Ela acrescenta, que, a princípio, foram liberados eventos para até 100 pessoas e cada local tem que respeitar todas as situações sanitárias, como distanciamento, uso de máscara e de álcool em gel. “Cada um deve ser avaliado individualmente. No protocolo diz tudo isso, bem como dessa solicitação, que deve ser feita junto à Vigilância Sanitária. Aí a vigilância calcula esse espaço e diz o que pode ser feito e quantas pessoas poderão ser recebidas nesse local”.

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS