Pato Branco flexibiliza regras da covid-19
04/11/2020 06:59 em Novidades

Após a reunião agora, quinzenal, do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 em Pato Branco, o prefeito Augustinho Zucchi anunciou novas flexibilizações que passam a vigorar tão logo seja publicada a alteração do decreto que está em vigência.

Com o novo relaxamento, contempla crianças, que segundo o prefeito, com a nova publicação passam estar liberadas para a circulação, contudo, os estabelecimentos comerciais deverão estar atentos as medidas de prevenção, como fornecimento de álcool gel, cobrança do uso da máscara facial.

Zucchi não detalhou o que deve compor a nova flexibilização, ao mesmo tempo em que pediu para que as pessoas aguardem a publicação em Diário Oficial para retomar mais esta parcela de ações. “As pessoas estão reclamando e com certa razão”, disse ele pontuando que os dados estão estabilizando, no entanto, voltando a destacar “obviamente [vamos contar] com responsabilidade das famílias e também com o compromisso do cumprimento dos protocolos das empresas, dos estabelecimentos.”

Outro questionamento bastante recorrente com relação a crianças, o retorno as aulas foi comentado pelo prefeito.

Ele voltou a afirmar que para a retomada das aulas é necessário que o Estado se manifeste. “Vamos ver como isso vai acontecer, e se vale a pena também agora no final do ano”, disse.

Transporte público e toque de recolher

Com novas flexibilizações e com maior público circulante no comércio, o transporte público também passa a ter maior ocupação dos veículos.

Segundo Zucchi, “de acordo com o que for liberado, nós vamos adequando, tanto no transporte público, quanto os protocolos que nós temos para os estabelecimentos comerciais.”

Também é aguardada para o novo decreto, o novo horário para o toque de recolher, que está implementado desde o início da pandemia, e ao longo dos meses já teve algumas flexibilizações.

A expectativa é de que o horário de atendimento de restaurantes seja novamente ampliado. Novas regras também devem compreender o setor de eventos, que de acordo com o prefeito “vem sendo o setor mais prejudicado.”

Conforme Zucchi, ao invés de estabelecer limitação de 100 pessoas por evento, o objetivo é de determinar o público de acordo com a capacidade de lotação do local, tendo por ocupação máxima 50%.

De acordo com o prefeito, eventos musicais, como shows e bailes ainda estão restritos, por isso será realizada uma reunião com os promotores destes eventos, para traçar uma perspectiva de como deve funcionar.

Polemização

Utilizando o exemplo de Chapecó (SC), que esta semana voltou a restringir uma série de atividades, devido ao aumento de casos, Zucchi falou em uso político da situação. “Quero dizer é que [as ações que] nós tivemos até agora, do nosso comitê sempre as ações bem pensadas. Pato Branco nunca voltou atrás de uma decisão tomada, ao contrário de outros municípios que liberaram tudo e que agora tem que fechar, por exemplo, de Chapecó.”

O prefeito pontuou que não há uma lotação nos leitos covid-19 em Pato Branco, porém, ressaltou o compromisso assumido dos hospitais em receber pacientes de outros municípios.

Segundo ele, algumas liberações na região contribuíram para a constância nos casos em tratamento atualmente. “Nós vamos equilibrando isso, e eu acredito que as coisas vão se ajeitando aí com todos os setores, especialmente os mais prejudicados, que é o setor de evento, que nós estamos procurando fazer a flexibilização.”

 

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS