Rematrículas para as redes municipal e estadual iniciam nessa semana em Pato Branco
24/11/2020 07:15 em Novidades

Na rede municipal de educação de Pato Branco, as rematrículas iniciaram nessa segunda-feira (23) e seguem até sexta-feira (27). Período esse destinado aos pais ou responsáveis das crianças que já estudam na rede municipal e que vão permanecer na mesma instituição de ensino.

“As rematrículas podem ser realizadas através de grupos WhatsApp, ou na própria escola, no momento da retirada da prova, da avaliação, do último bimestre, então retira a prova, e já assina a rematrícula”, explica a Secretária Municipal de Educação, Heloí De Carli.

Neste momento de pandemia a documentação para a rematrícula não está sendo exigida. “Poderá ser entregue no início do próximo ano letivo, quando será comunicado aos pais. Assim, não precisarão providenciar documentos que exigiriam idas a lugares público” informa Heloí.

Já o período para as novas matrículas será de 30 de novembro a 4 de dezembro. Cerca de mil vagas são ofertadas a cada ano na rede municipal. “Pode acontecer que não haja vagas em determinadas escolas, mas se for respeitado o princípio de matrícula na escola mais próxima de seu endereço, há vagas para todas as crianças sim”, relata Heloí, acrescentando também que o que acontece é que remanesce vagas em algumas localidades e faltam em outras.

O ano letivo de 2020 na rede municipal encerra no dia 19 de dezembro. E dia 18 de fevereiro inicia o ano letivo do ano de 2021.Para as crianças com idade de zero a três anos, os pais ou responsáveis devem realizar o cadastro online, através do site: patobranco-educa.ids.inf.br/vagas. Mais informações também podem ser consultadas através do telefone: (46) 32201557.

Avaliação das atividades online

A Secretária Municipal de Educação faz uma avaliação de como está sendo o rendimento dos alunos, através das atividades online. Ela comenta que a produtividade está associada a cada aluno e sua família.

“O ensino online não foi planejado, foi realizado por imposição das circunstâncias, exigindo uma adaptação tanto dos professores, quanto dos alunos, no uso das ferramentas para a comunicação virtual, quanto esforço para se entenderem, sanando dúvidas, tentando explicar conteúdos”.

Heloí informa que houve casos positivos em que as crianças se destacaram na aprendizagem, mas também houve casos negativos, onde se sobressaiu o desinteresse das partes. “Também há que se considerar que houve avanços em outras esferas, como no relacionamento interpessoal, exercitando-se a solidariedade, a empatia, e a humildade”, finaliza Heloí.

Rede Estadual

O Núcleo Regional de Educação de Pato Branco possui 72 colégios e quase 26 mil estudantes. As rematrículas e matrículas começam nessa terça-feira (24) e se estendem até 18 de dezembro.

De acordo com Marcelo Oltramari, chefe NRE Pato Branco, os responsáveis pelos alunos podem realizar o procedimento através do site: www.areadoaluno.seed.pr.gov.br.

Oltramari orienta que as pessoas só procurem as escolas para realizar a matrícula ou rematrícula caso não tenha acesso à internet. Para esses casos específicos cada escola realizará o procedimento online para esses alunos.

Ele ainda garante que há vagas suficientes na rede pública estadual. “A vaga da criança ou do adolescente, eles possuem a vaga garantida na rede pública, o que não é garantido é o turno e nem a instituição de ensino” explica. O final do ano letivo de 2020 está previsto para 18 de dezembro e o ano letivo de 2021 inicia em 18 de fevereiro.

Avaliação das atividades online

O Estado do Paraná foi um dos que mais ofertou possibilidades referente as atividades online. “Nós ofertamos as aulas da TV, todos os dias, todos os canais abertos para os alunos poderem assistir, para quem não tinha sinal de TV ou preferia também tinha a plataforma da Aula Paraná que os alunos acessavam gratuitamente” relata Oltramari comentando também que os alunos que não tinham acesso a essas tecnologias retiraram nas escolas materiais impressos.

“Nada substitui um professor na sala de aula, bem difícil para muitos alunos, uma vez que nem todos tem acesso a tecnologias, com o acesso já não é fácil e para aqueles que não tem acesso, fica um pouco mais complicado” avalia.

Oltramari afirma que foi um ano produtivo, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. “Mas dentro do possível foi um ano que foi conquistado muitas coisas, pelo período que foi demorado. Foi bem rápido para implantar tudo, numa situação emergencial, em praticamente 15 dias tudo já foi implementado”, finaliza.

COMENTÁRIOS