Fotógrafo de Pato Branco distribui ímãs de geladeira
11/01/2021 08:35 em Novidades

Após precisar interromper a ação dos cartões-postais no início do ano passado, devido a pandemia do novo coronavírus, o fotógrafo de Pato Branco, Daniel Jaeger Vendruscolo – Dan, deu sequência na brincadeira de caça por postais em pontos estratégicos do município em dezembro de 2020.

A edição de fim de ano contou com algumas alterações, onde aos tradicionais kits de cartões-postais foram adicionados ímãs de geladeiras com fotos do município. A brincadeira, segundo o fotógrafo, retornou com a intenção de proporcionar atividades de lazer, de maneira segura, para a população que veio durante todo o ano lutando com as incertezas criadas pela covid-19.

“Queríamos dar um alento para o público, uma coisa fora do noticiário, do temor de pandemia, da incerteza de vacina e da instabilidade política. Então, achamos que cairia bem uma ação para concluir o que começamos no início do ano”, disse Dan explicando que toda a campanha dos ímãs foi projetada seguindo parâmetros de prevenção a covid-19.

O fotógrafo conta que, inicialmente, a caça seguiria no mesmo estilo da anterior, onde seriam distribuídos, por pontos estratégicos do município, apenas postais. No entanto, durante a preparação dos kits, Dan decidiu fazer uma edição especial, onde seriam espalhados mais cartões e ímãs, além de um voucher no valor de R$ 10 em um aplicativo de comida.

“Chegamos [Dan e a regional Sudoeste do aplicativo Aiqfome] a conclusão que poderíamos continuar essa ação desde que fosse de forma dispersa, sem que as pessoas se reunissem [para brincar]. Quando criamos uma ação, precisamos ser responsáveis por aquilo que estamos fazendo”, falou ao comentar que a busca por ímãs contou com menos kits do que as edições anteriores de caça a postais, em que eram distribuídos até 30 envelopes em um único dia pela cidade.

Todos os ímãs, que possivelmente já foram todos encontrados, são postais com fotos icônicas de Pato Branco de autoria do fotógrafo. Segundo ele, alguns deles podem estar espalhados ainda pela cidade, porém, a ação está chegando ao fim, tendo em vista que para esta edição ele utilizou até mesmo postais e ímãs de seu acervo pessoal. “Porém, estamos sempre abertos a parceiras para mais ações deste tipo.”

“Eu percebi uma grande quantidade de superfícies metálicas pelo centro da cidade e por lugares de comum acesso. São diversos tipos de caixas de luz, telefonia, postes e monumentos”, disse completando que “viu na superfície de metal um papel em branco para distribuir os postais e ao mesmo tempo trabalhar com diversas texturas e lugares de Pato Branco.”

Com a nova proposta, as tradicionais pistas dadas pelo próprio fotógrafo em uma de suas redes sociais, não foram baseadas em enigmas, pois, os ímãs ficaram visíveis nas superfícies. “Então, chegando até uma superfície onde está um ímã, é sinal de que você estaria perto de um kit de postais. Para achá-lo, teria que procurar sem nenhuma dica. Foi uma forma que encontramos de não juntar pessoas e fazer uma coisa mais dispersa.”

De onde surgiu a ideia das ações?

O projeto de brincar com a população ao distribuir envelopes e dar pistas de onde encontrá-los surgiu no início de 2017. Desde então, Dan tem realizado, pelo menos uma vez ao ano, uma edição de caça aos postais.

Segundo ele, a continuidade do projeto se deu pela recepção do público, que abraçou a ação com bastante entusiasmo. “O retorno do público é a melhor inspiração que eu tenho para continuar inovando. Eu to sempre pensando em ideia para surpreendê-los com novidades, porque pra mim, as ações têm que ter um diferencial, ir se transformando e tomando outras características, como um sinal de renovação [de um ano para outro].”

Outra característica da ação é que alguns ímãs, como conta Dan, são deixados em locais de fácil acesso, sem nenhum aviso no Instagram, para que “cheguem em pessoas que não são caçadores, que não conhecem todas as partes da cidade. Eu faço questão que uma boa parte das ações cheguem a pessoas que não estão envolvidas na busca”, explica contando que em todos os envelopes vem com a frase “Para você”.

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS