Primeiras doses de vacina da covid-19 chegam ao Sudoeste
20/01/2021 06:48 em Novidades

Foi debaixo de chuva que a aeronave do Governo do Estado do Paraná, que transportava as doses da CoronaVac destinadas aos municípios que compõem a área de abrangência da 7ª Regional de Saúde (RS), aterrissou em Pato Branco por volta das 16h desta terça-feira (19). 

O voo, que saiu do Aeroporto do Bacacheri, na capital, tinha como destino ainda Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu, — regionais que integram a chamada macrorregional Oeste. Contudo, a indisponibilidade de pouso nos aeroportos destas cidades fez com que novos cronogramas de entrega fossem executados, a ponto de as 2.680 doses de vacina destinadas à 8ª Regional de Saúde terem sido transportadas pela viatura do Núcleo de Operações com Cães (NOC), da Polícia Civil.

Foto: João Webber/Rede Humaitá

Já as 4.840 doses destinadas para os 15 municípios da microrregião de Pato Branco, tão logo foram desembarcadas da aeronave pelo diretor da Secretaria Estadual de Saúde, Nestor Werner Junior, e pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, foram acomodadas em um veículo da secretaria, que posteriormente seguiu em comboio, composto por viaturas das polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil, para a sede da 7ª RS de Saúde, onde foi realizada distribuição para cada município. 

Estas mesmas viaturas, divididas em cinco rotas, foram responsáveis por escoltar os veículos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até que as doses chegassem aos 15 municípios. Confira abaixo, a quantidade que cada município recebeu.

O chefe da 7ª Regional, Anderson Nesello destacou que o quantitativo de doses entregue a cada município tem embasamento técnico, observando índices de infecção durante todo o enfrentamento da pandemia, também levando em conta os grupos que mais adoeceram.

As doses desembarcadas no Aeroporto de Pato Branco, são as primeiras de duas, que cada uma das pessoas a serem vacinadas vão receber. Assim, segundo Nesello em um intervalo de 21 a 28 dias, a segunda dose que está reservada em Curitiba, deve ser transportada para a região.

Nesello pontuou ainda que mesmo com a imunização desta primeira parcela do grupo prioritário, é necessário que as medidas que vem sendo amplamente cobradas nos últimos 10 meses sejam mantidas; higienização constante, uso de máscara e não aglomeração.

Ao se dirigir as pessoas que serão imunizadas ele destacou, “o vírus vai continuar a circular. Não é o fato que hoje eu tive a primeira dose, que me dá o direito de tirar a máscara e sair para o céu aberto ai fazendo o que eu quero. Não, nós temos que continuar com o uso de máscara, com a higienização pessoal, fazer o uso de álcool em gel, fazer o distanciamento social, evitar as aglomerações. Tudo isso faz com o que, que tenhamos mais rapidamente o efeito positivo.”

Ele afirmou que a intenção do governo do Estado é de vacinar 80% da população, acima de 18 anos, até o final de maio. No entanto, para que isso ocorra é necessário que novas doses de vacina sejam importadas, e outras tantas sejam produzidas no Brasil, e disponibilizadas para a aplicação, em havendo a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Contudo, o País depende de chegada de componentes para a produção das vacinas.

Diretor da Sesa, Nestor Werner Junior disse acreditar que as doses recebidas pelo Sudoeste são as primeiras de muitas. “Esperamos que este seja o começo, do fim da pandemia”, disse. 

Nestor destacou que “a vacina não é cura, vem para diminuir o número de óbitos, para diminuir o número de casos e o número de internações”, afirmou falando da necessidade de frear os números que são elevados no Brasil.

Pato Branco

Pato Branco, foi o município da regional que mais recebeu doses para a imunização dos integrantes do chamado grupo prioritário, do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

Nesta etapa, foram destinadas pela Sesa, 1.472 doses. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Lilian Brandalise, uma vacinação simbólica está prevista para esta quarta-feira (20), às 9h, no Largo da Liberdade.

De acordo com Lilian este é “um momento de muita responsabilidade, mas que ao mesmo tempo, como cidadã, e profissional de saúde, estamos felizes porque é esperança. E a retomada da rotina, é a retomada das vidas das pessoas ao longo desse tempo. Então estamos muito felizes.”

Lilian frisou que mesmo vivendo um momento de muita esperança, ainda é necessário manter os cuidados amplamente difundidos “para que possamos dar continuidade nas ações e os casos diminuam.”

O prefeito Robson Cantu, definiu a remessa recebida no Aeroporto de Pato Branco como “uma carga valiosa, em humanização”. Com relação a primeira pessoa a ser vacinada no município, ele não revelou quem será, mas disse ser um sinal de agradecimento pela entrega a sua profissão e a dedicação a população de Pato Branco.

Aos que não serão imunizados, Cantu pediu calma, e reforçou o pedido de manutenção das pedidas preventivas. Ele ainda disse acreditar que esta seja a uma das campanhas de vacinação mais longa da história. “Esta vacinação vai durar um ano, e todos nós devemos ter o devido cuidado, a precaução deve continuar.”

Doses recebidas por município

Município Total de doses
Bom Sucesso do Sul 22
Chopinzinho 441
Clevelândia 203
Coronel Domingos Soares 51
Coronel Vivida 585
Honório Serpa 40
Itapejara D’Oeste 102
Mangueirinha 793
Mariópolis 33
Palmas 920
Pato Branco 1.472
São João 70
Saudade do Iguaçu 39
Sulina 17
Vitorino 52
Total 4.840

 

Fonte: Diário do Sudoeste

COMENTÁRIOS