Aulas no estado: modelo híbrido é adiado para 1º de março
10/02/2021 08:04 em Novidades

Conforme antecipou o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), o governo do Paraná adiou para 1º de março o início das aulas no modelo híbrido em escolas públicas estaduais. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o início do ano letivo está mantido para 18 de fevereiro, mas ainda com atividades remotas por meio do Aula Paraná, na TV Aberta, aplicativo, YouTube, Google Classroom e atividades impressas, assim como aconteceu no ano passado. As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde 20 de março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus. . “Nosso plano já previa alguns dias de treinamento. Tivemos um pedido de mais de 2 mil diretores de mais alguns dias para prepararem as escolas com mais eficiência. Também temos a organização do transporte escolar nos municípios, cujo pagamento será antecipado neste mês. É um modelo seguro e com ensino moderno, com aulas híbridas e síncronas, com interação ao vivo”, destacou o secretário estadual de Educação, Renato Feder, durante coletiva de imprensa que aconteceu nesta terça-feira (9) para anunciar o cronograma da rede de ensino.

De acordo com informações repassadas pela Seed, em entrevista coletiva na tarde desta terça (9), até o dia 1º de março, os estudantes terão uma revisão dos conteúdos de 2020. A  Seed pretende abrir as escolas entre os dias 24 e 26 fevereiro com atendimentos agendados, além de promover reuniões online, para que os estudantes recebam orientações sobre o protocolo sanitário e como funcionará o modelo híbrido. O retorno dos alunos será a partir do dia 1º de acordo com cronograma acertado entre a Seed e a secretaria de Estado de Saúde, que prevê retorno por três grupos de faixa etária. 

Veja o cronograma estabelecido pela secretaria:

18 /02 -  início do ano letivo com aulas remotas para reforço dos conteúdos de 2020 e nivelamento;
18, 19, 22 e 23/02 - gestores, professores, pedagogos e demais funcionários passam por treinamento pedagógico e sanitário;
24 e 26/02 - estudantes vão até as escolas seguindo escalonamento para entender modelo híbrido e normas sanitárias;
01/03 - início das aulas presenciais no modelo híbrido.

Como será o retorno escalonado

Primeira semana - Educação Infantil e Fundamental I;
Segunda semana - Fundamental II;
Terceira semana - Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. 

*As escolas que ofertem estas modalidades em turnos distintos poderão antecipar o retorno.

Como vai funcionar modelo híbrido

Quando iniciar em março, o modelo híbrido irá funcionar de duas maneiras. Uma delas será o formato síncrono, no qual um único professor dará a mesma aula tanto para os estudantes que estão em sala de aula quanto para os que estão em casa, com transmissão pelo Google Meet por meio de um notebook. Esse modelo deve começar em cerca de 850 colégios e irá aumentar gradualmente conforme são instalados pontos de internet rápida em mais salas de aula.“Para colocar todo esse projeto moderno e seguro de pé, temos escolas com internet de 100 Mega. São 23 mil salas de aula e aproximadamente 40 mil notebooks disponibilizados aos diretores. Essa é a garantia do modelo híbrido”, disse Feder.Já os demais 1,3 mil colégios vão iniciar o modelo híbrido junto com o Aula Paraná. Ou seja, o estudante vai à escola presencialmente em uma semana e na outra acompanha o conteúdo de casa, pelos canais de ensino online (TV, YouTube, aplicativos), realizando atividades enviadas pelos professores.

COMENTÁRIOS