No Brasil, o desemprego ainda é visto como consequência de mau desempenho
17/05/2021 07:46 em Novidades

Pelo menos 49% dos trabalhadores acreditam que estar desempregado pode diminuir as chances de conseguir uma nova colocação. E 45% já esconderam a condição de pessoas próximas, a maioria por vergonha.

 

O dado é de pesquisa feita pela rede social de negócios LinkedIn com dois mil profissionais em todo o País.  Na opinião de sete em cada dez participantes, os efeitos da pandemia no mercado de trabalho diminuíram o estigma negativo associado ao desemprego.

 

Mas ainda é preciso avançar, tanto do ponto de vista profissional quando do das empresas, afirma a executiva de soluções de talentos para o LInkedIn, Ana Cláudia Plihal. Ela diz que no Brasil ainda existe uma cultura muito forte de que o desemprego é consequência do desempenho profissional e não da falta de oportunidades.

 

Em países como a França e o Reino Unido, não ter um emprego é visto de forma mais natural, afirma a executiva. Na pesquisa, 36% dos profissionais afirmaram que se sentem estressados e preocupados por não encontrarem algo novo. Outros 30% se sentem confusos pela falta de retorno das empresas e 17% se sentem derrotados por terem sido rejeitados para a vaga que pretendiam. Além disso, quase a metade deixou de se candidatar em pelo menos cinco oportunidades, por considerar que não tinha as habilidades necessárias.

COMENTÁRIOS