Hemonúcleo lança campanha alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue
14/06/2021 06:46 em Novidades

Hoje, segunda-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de realizar a doação. No Hemonúcleo de Pato Branco, devido à pandemia os estoques reduziram drasticamente.

“Teve uma redução de 17% no número de doadores, o que para a gente é muito significativo, então estamos trabalhando para garantir que tenhamos um fluxo, pois é importante ter doadores distribuídos ao longo dos dias, para garantir uma quantidade mínima diária de doadores” afirma a coordenadora do Hemonúcleo, Silvia Barbosa Pecin Acosta.

Todos os tipos sanguíneos são indispensáveis na unidade, mas a urgência no momento é O negativo.

Campanhas

A campanha Junho Vermelho teve início em 2015 no Brasil, e o Hemonúcleo de Pato Branco lançou uma ação alusiva ao Dia Mundial do Doador. “A partir de segunda-feira (14) vai começar efetivamente as comemorações, com lanche especial para os doadores e vamos ter entrega de bombons durante a semana, como agradecimento aos doadores que vierem doar”, informa Silvia.

“Os hemocomponentes são insubstituíveis na terapêutica de um paciente, e nós precisamos desse gesto de altruísmo da população para abastecer os estoques, então, é importante à conscientização, não só no momento em que precisa, mas como uma prática rotineira de fazer a doação de sangue”, avalia Silvia.

Conforme Silvia as campanhas em parcerias com empresas e instituições sempre ocorrem no Hemonúcleo, o que ajuda a manter os estoques. “No mês passado, nós tivemos a campanha com o grupo dos ciclistas, que a cada litro de sangue doado pedalariam dois quilômetros, então durante o mês de maio nos garantiu um movimento”, exemplifica.

Perfil dos doadores

Conforme dados repassados pelo Hemonúcleo de Pato Branco ao Diário do Sudoeste, no período de janeiro a maio de 2021 foram 3.038 candidatos para realizar a doação de sangue na unidade. Sendo, a maioria do sexo feminino, totalizando 55%.

Referente à faixa etária, 58% acima de 29 anos, 40% entre 18 e 28 anos e apenas 2% entre 16 e 17 anos. Além disso, também foi constatado que 29% das pessoas estavam realizando a primeira doação de sangue.

Destes candidatos, 2.248 bolsas de sangue foram coletadas. “Esse percentual de aptidão que dá em torno de 25% são os candidatos que procuraram a doação, mas não são aprovados na triagem”, destaca Silvia.

Distribuição

O Hemonúcleo de Pato Branco realiza a distribuição de hemocomponentes para os sistemas hospitalares da 7ª Regional de Saúde, totalizando 15 municípios da microrregião que recebem as doações de sangue.              

De acordo com Silvia a 7ª Regional de Saúde possuí aproximadamente 250 mil habitantes, e o Hemonúcleo abastece oito serviços hospitalares distribuídos entre os municípios da regional.                                                

A unidade de Pato Branco faz parte do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), e sempre que necessário recebe apoio. “Então nos momentos em que nós não conseguimos suprir a nossa demanda com os hemocomponentes doados aqui no município, nós temos esse aporte de outros hemonúcleos ou bancos de sangue do Paraná”, explica Silvia.       

Quem pode doar?

Para realizar a doação a pessoa precisa apresentar boas condições de saúde, possuir entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal), pesar acima de 50 kg. Além disso, não pode apresentar sinais gripais, tosse, resfriado, febre, coriza. Estar alimentado e descansado também é fundamental.

Agendamentos                                                                                            

O Hemonúcleo atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, é necessário realizar o agendamento para as coletas, através do telefone (46) 3225-1014, ou pelo WhatsApp 46 99136-3940. No site www.saude.pr.gov.br/doacao também é possível realizar o agendamento.

COMENTÁRIOS